segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Projeto Zooescola - Enciclopédia de Animais da Mata Atlântica

Objetivos

Perceber que os seres vivos mantêm relações de dependência entre si e o meio, e que cada espécie tem maneiras próprias de viver;
Ser capaz de coletar dados e informações;
Discernir conhecimento científico de crendices e superstições;
Avaliar a importância da preservação dos seres vivos para o equilíbrio da natureza;
Desenvolver valores como responsabilidade, organização, cooperação, respeito, disciplina e solidariedade no trabalho em grupo;
Desenvolver as habilidades de leitura, escrita e da utilização do computador como instrumento tecnológico na elaboração de montagem das atividades propostas que envolvam textos e figuras;
Desenvolver técnicas de pesquisa, de modo que consiga selecionar aquilo que é pertinente ao trabalho proposto;
Desenvolver as ferramentas básicas do Internet Explorer, sites de busca e Power Point XP. 

Recursos

No laboratório: Internet, Word XP, Power Point XP, Paint.
Em sala de aula: Livros, Enciclopédias e Revistas.


Sites para consulta (Material de Apoio)

• https://www.google.com.br/
• http://www.saudeanimal.com.br/zoo.htm
• http://www.petrobras.com.br/pt/meio-ambiente-e-sociedade/preservando-meio-ambiente/
• http://www.zoologico.com.br/
• http://www.sosma.org.br/


Procedimento


Escolha um animal de Mata Atlântica.

Faça uma pesquisa sobre ele e anote (pode ser no word e salve em sua pasta de trabalho): nome popular, nome científico, família, características, alimentação, habitat, distribuição geográfica, reprodução (gestação, caracteríticas, quantidade de ovos ou filhotes). Salve também fotos, desenhos, mapas referente à distribuição geográfica.

Crie uma apresentação de Power Point com hiperlinks e distribua toda a pesquisa de forma que cada tema fique em um slide (se for muito texto, pode-se dividir em mais de um slide). Distribua as fotos e crie um slide com um indíce. Insira hiperlinks do indíce para os temas e botões de acesso de uma página para outra ou para voltar ao menu.

O conjunto de todas as apresentações produzidas pelos alunos, serão parte de uma Enciclopédia Interativa de Animais da Mata Atlântica.

Roteiro para o trabalho

Em livros, enciclopédias ou Internet será feita uma pesquisa inicial com nome científico, nomes populares, habital, distribuição geográfica.
No laboratório, os alunos criarão um documento de Power Point para o animal, onde o 1º slide será a capa e o 2º a ficha (que servirá de menu para a apresentação, com o uso de hiperlinks). O plano de fundo será escolhido pelo aluno, fundo simples com cor única ou uma imagem do animal em seu habitat em marca d’água.
Com a utilização dos sites de busca na Internet, os alunos reunirão imagens do animal e do habitat.
Ainda na Internet, os alunos pesquisarão o conteúdo para cada slide e imagens referente ao assunto: características físicas do animal, família, ordem ao qual pertencem (3º slide); estrutura do corpo (4º slide); estudo do habitat mais detalhado (5º slide); curiosidades sobre o animal, família ou ordem, risco de extinção, etc (6º slide); reprodução e gestação (7º slide); hábitos alimentares (8º slide). O conteúdo encontrado deverá ser anotado resumidamente e digitado na apresentação.
Caso não encontrem um mapa, no Paint, com a utilização de um mapa do Brasil, a partir da pesquisa os alunos poderão localizar a distribuição geográfica do animal colorindo os espaços onde o animal é encontrado. Essa imagem será inserida no 8º slide.
As imagens poderão ser inseridas em outros slides como um banco de fotos (9º, 10º...).
No último slide os alunos deverão acrescentar os créditos do trabalho (nome dos alunos, nome da professora, data, bibliografia).
No 2º slide, deverão ser inseridos pequenas imagens, ícones, desenhos, pequenas fotos, caixas de texto, servirão de hiperlinks para todos os slides. Em cada slide, deverá ser inserido um ícone para retornar ao menu. Portanto, a ordem dos slides não importa, pois a visualização da apresentação dependerá do usuário.
Para finalizar o trabalho, a professora criará uma apresentação principal onde o menu levará para cada animal, portanto, para cada trabalho, e retornando para o mesmo.

Bom Trabalho!

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Projeto Zooescola - Consciência Ecológica

Atividade 1: História das Coisas

Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos.
História das Coisas é um documentário de 20 minutos, direto, passo a passo, baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo.
História das Coisas revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.
História das Coisas nos ensina muita coisa, nos faz rir, e pode mudar para sempre a forma como vemos os produtos que consumimos em nossas vidas.

A História da Água Engarrafada - Leg: http://www.youtube.com/watch?v=AM9G7RtXlFQ&feature=related
A História dos Eletrônicos - Leg: http://www.youtube.com/watch?v=EcPz7QFYjWY&feature=related

1. Qual princípio você reconhece no vídeo "História das Coisas"? Relacione-o com pelo menos uma cena do vídeo.

Atividade 2: O que é consciência ecológica?

2. De acordo com a sua opinião, o que é consciência ecológica?

Atividade 3: Consciência Ambiental

Não vamos nos iludir que salvaremos o mundo simplesmente praticando lixo ao cesto. A conscientização ambiental é uma escada e a maioria das pessoas ainda está nos primeiros degraus.

Tipos ecológicos ou nada ecológicos

Leia a lista abaixo, clique nos links para saber mais. De acordo com seus hábitos de consumo, escolha o tipo que representa você e sua família. Sugira o que você pode fazer para avançar um nível ou indique o que impede você de mudar de nível. 

O consumista de alto impacto está no topo da cadeia predatória do meio ambiente. Ele é minoria na população, pois está associado com renda alta, mas o estrago que causa é muito alto... 

A maior parte da população se enquadra no tipo alienado básico. Apesar de não fazer nada pelo meio ambiente o alienado básico tem impacto ambiental médio porque seu padrão de vida é modesto...

Para ser um ecologista junior não é preciso muito esforço ou comprometimento. Se você ainda não entrou na onda verde, comece pelas coisas simples e fáceis: seja um ecologista junior...

Ser um ecologista pleno não é simples. A sociedade ainda não reconhece, nem valoriza esse tipo de comportamento. É claro que com o tempo, as pessoas vão imitá-lo e aí você poderá dizer que foi um pioneiro... 

São pessoas que levam a sério a questão ambiental, a ponto de adotarem um padrão de vida que a maioria ainda considera radical. Talvez no futuro, o modo de vida de um ecologista sênior seja considerado comum, mas isso veremos... 

3. De acordo com seus hábitos de consumo, escolha o tipo que representa você e sua família. Justifique e sugira o que você pode fazer para avançar o nível.

Referências

Econservar: Consciência Ambiental no Cotidiano. Disponível em <http://radames.manosso.nom.br/ambiental/>. Acesso em: 05 set. 2012.
Free Range Studios. História das Coisas. 2007. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw&feature=related>. Acesso em: 05 set. 2012.
The Story of Stuff Project. 2007. Disponível em <http://www.storyofstuff.org/movies-all/story-of-stuff/. Acesso em: 28 out. 2012.