Objetivos
• Perceber que os seres vivos mantêm relações de dependência entre si e o meio, e que cada espécie tem maneiras próprias de viver;
• Ser capaz de coletar dados e informações;
• Discernir conhecimento científico de crendices e superstições;
• Avaliar a importância da preservação dos seres vivos para o equilíbrio da natureza;
• Desenvolver valores como responsabilidade, organização, cooperação, respeito, disciplina e solidariedade no trabalho em grupo;
• Desenvolver as habilidades de leitura, escrita e da utilização do computador como instrumento tecnológico na elaboração de montagem das atividades propostas que envolvam textos e figuras;
• Desenvolver técnicas de pesquisa, de modo que consiga selecionar aquilo que é pertinente ao trabalho proposto;
• Desenvolver as ferramentas básicas do Internet Explorer, sites de busca e Power Point XP.
Recursos
• No laboratório: Internet, Word XP, Power Point XP, Paint.
• Em sala de aula: Livros, Enciclopédias e Revistas.
Sites para consulta (Material de Apoio)
• http://www.saudeanimal.com.br/zoo.htm
• http://www.petrobras.com.br/pt/meio-ambiente-e-sociedade/preservando-meio-ambiente/
• http://www.zoologico.com.br/
• http://www.sosma.org.br/
Procedimento
Escolha um animal de Mata Atlântica.
Faça uma pesquisa sobre ele e anote (pode ser no word e salve em sua pasta de trabalho): nome popular, nome científico, família, características, alimentação, habitat, distribuição geográfica, reprodução (gestação, caracteríticas, quantidade de ovos ou filhotes). Salve também fotos, desenhos, mapas referente à distribuição geográfica.
Crie uma apresentação de Power Point com hiperlinks e distribua toda a pesquisa de forma que cada tema fique em um slide (se for muito texto, pode-se dividir em mais de um slide). Distribua as fotos e crie um slide com um indíce. Insira hiperlinks do indíce para os temas e botões de acesso de uma página para outra ou para voltar ao menu.
O conjunto de todas as apresentações produzidas pelos alunos, serão parte de uma Enciclopédia Interativa de Animais da Mata Atlântica.
Roteiro para o trabalho
• Em livros, enciclopédias ou Internet será feita uma pesquisa inicial com nome científico, nomes populares, habital, distribuição geográfica.
• No laboratório, os alunos criarão um documento de Power Point para o animal, onde o 1º slide será a capa e o 2º a ficha (que servirá de menu para a apresentação, com o uso de hiperlinks). O plano de fundo será escolhido pelo aluno, fundo simples com cor única ou uma imagem do animal em seu habitat em marca d’água.
• Com a utilização dos sites de busca na Internet, os alunos reunirão imagens do animal e do habitat.
• Ainda na Internet, os alunos pesquisarão o conteúdo para cada slide e imagens referente ao assunto: características físicas do animal, família, ordem ao qual pertencem (3º slide); estrutura do corpo (4º slide); estudo do habitat mais detalhado (5º slide); curiosidades sobre o animal, família ou ordem, risco de extinção, etc (6º slide); reprodução e gestação (7º slide); hábitos alimentares (8º slide). O conteúdo encontrado deverá ser anotado resumidamente e digitado na apresentação.
• Caso não encontrem um mapa, no Paint, com a utilização de um mapa do Brasil, a partir da pesquisa os alunos poderão localizar a distribuição geográfica do animal colorindo os espaços onde o animal é encontrado. Essa imagem será inserida no 8º slide.
• As imagens poderão ser inseridas em outros slides como um banco de fotos (9º, 10º...).
• No último slide os alunos deverão acrescentar os créditos do trabalho (nome dos alunos, nome da professora, data, bibliografia).
• No 2º slide, deverão ser inseridos pequenas imagens, ícones, desenhos, pequenas fotos, caixas de texto, servirão de hiperlinks para todos os slides. Em cada slide, deverá ser inserido um ícone para retornar ao menu. Portanto, a ordem dos slides não importa, pois a visualização da apresentação dependerá do usuário.
• Para finalizar o trabalho, a professora criará uma apresentação principal onde o menu levará para cada animal, portanto, para cada trabalho, e retornando para o mesmo.
Bom Trabalho!
Animais escolhidos pela 6ª A: Bugio, Jararaca, Mico Leão Dourado, Muriqui, Lontra, Jabuti, Capivara, Jibóia, Tamanduá-bandeira, Gato Mourisco, Tiê-sangue, Jaguatirica, Sapo-cururu, Ouriço-preto, Calango, Onça-pintada, Dourado Jacaré-do-papo-amarelo.
ResponderExcluirAnimais escolhidos pela 6ª B: Cachorro-vinagre, Tucano, Suçuarana, Onça-pintada, Jacaré-do-papo-amarelo, Iguana, Bicho-preguiça, Mico-leão-dourado, Teiú, Muriqui, Tatu-canastra, Jararaca, Bugio, Tamanduá-mirim, Anta, Cobra-coral, Sapo-cururu, Mico-leão-da-cara-preta.
ResponderExcluirAnimais escolhidos pela 6ª C: Jacaré-do-papo-amarelo, Jararaca, Tamanduá-mirim, Ouriço-preto, Tamnduá-bandeira Jaguatirica, Anta, Suçuarana, Cachorro-vinagre, Tucano, Bicho-preguiça, Lontra, Gato Mourisco, Onça-pintada, Mico-leão-dourado, Tiê-sangue, Mico-leão-da-cara-preta.
ResponderExcluir